Blog da CNA Spitaletti

Como planejar a decoração do seu apartamento?

21/11/2017Decoração
Voltar Notícias

Você encontrou o imóvel que sempre quis, o financiamento finalmente foi liberado, e o sonho da casa própria se encontra cada dia um passo mais perto. Depois de nós te contarmos o que você deve fazer após a aguardada entrega das chaves e o começo da tão esperada reforma, chega o momento mais divertido de todos: escolher a decoração!

Não, você não precisa de rios de dinheiro para conseguir ter uma casa bonita e confortável. Basta apenas saber aliar estética a funcionalidade, através de paciência, pesquisa e acima de tudo planejamento. Se você desenvolver a capacidade de olhar um cômodo vazio e imagina-lo decorado, parabéns!

1 – Orçamento adequado
Antes de qualquer coisa, você deve começar sua tarefa entendendo exatamente qual sua expectativa e qual sua realidade, para que possa arrumar uma maneira de fazer com que uma chegue o mais próximo possível da outra. Assim, analise quais os itens necessários para compor cada cômodo e qual sua verba disponível. Baseie todas suas ações neste orçamento inicial.

2 – Medidas na mão
Gastar dias inteiros na caçada aos móveis torna-se uma tarefa em vão a partir do momento em que você o faz sem ter tirado as medidas da sua casa. Ou seja, se você não quer perder o equilíbrio e a proporcionalidade na hora de planejar a mobília, considerando que todos os elementos devem proporcionar fluidez ao ambiente, trate de aproveitar bem o que a fita métrica te oferece.

3 – Tudo é referência
Não deixe de buscar referências de decoração para te ajudar a ter inspiração, em revistas do tema, sites, blogs e páginas de redes sociais. Mas lembre-se sempre de que o seu lar deve combinar com o seu estilo de vida, não com algum outro que você possa ter achado bonito e não tenha nada a ver consigo mesmo.

4 – Seja profissional
Além do orçamento, coloque também no papel o desenho do seu projeto. Deste modo, fica muito mais fácil se orientar sobre tudo que precisa ser feito – simuladores online também são uma mão na roda! Se possível, consulte um profissional de design de interiores, que irá garantir o bom direcionamento do seu planejamento de decoração.

5 – Economia de sobra
Como economizar é sempre bom, sugerimos que você reaproveite objetos e acessórios antigos, apostando inclusive na visita a brechós e na prática do DIY (Do It Yourself), que reduzirão seus custos absurdamente. A pesquisa de preços em diferentes lojas é extremamente importante, para avaliar o custo-benefício e fazer o melhor negócio.

Cuidado para não cometer erros que podem acabar deixando seu apartamento com o aspecto de ser bem menor! Confira o nosso artigo e não falhe na sua decoração nunca mais.


Voltar Notícias