Blog da CNA Spitaletti

Como aproveitar da melhor forma o churrasco no seu prédio?

06/12/2017Dicas
Voltar Notícias

Ah, o churrasco... Tradição brasileira para reunir os amigos e a família, qualquer acontecimento se torna motivo para convidar a galera para o condomínio e deixar a festança rolar, seja um aniversário, um jogo de futebol ou apenas um domingo à toa. Mas qual a melhor forma de fazer com que estes momentos não acabem de forma ruim?

1 - Respeito em primeiro lugar
A regra principal é sempre respeitar a legislação do condomínio, para que você não precise lidar com possíveis multas e constrangimentos diante dos seus vizinhos. Por esse motivo, é preferencial que você reserve a churrasqueira da área comum do prédio, mas nada impede que você não possa utilizar a sua própria varanda gourmet.

2 - O uso da área comum
Agendamentos do espaço estão sujeitos à disponibilidade, havendo também um limite de reservas pelos condôminos, para que todos os moradores interessados possam aproveitá-lo igualmente. Em épocas festivas, como Natal e Ano Novo, é comum que aconteçam sorteios para decidir quem poderá utilizar a churrasqueira.

Já para as reuniões realizadas dentro do seu imóvel, é importante prestar atenção em alguns aspectos que estão sujeitos a incomodarem os vizinhos: o horário limite para o barulho (sendo necessário diminuir o volume de aparelhos musicais e conversas), e também o cheiro e a fumaça, que acabam subindo para as demais janelas do prédio.

3 - Para todas as famílias
Como o tamanho e o formato das varandas gourmet variam muito de empreendimentos para empreendimentos, há algumas opções de churrasqueiras que certamente combinam com a sua situação. Se a sua unidade não vier com uma já instalada, você precisará adquiri-la à parte, escolhendo dentre o modelo elétrico ou à gás, o que dependerá muito da estrutura do seu prédio.

4 - O tipo correto de churrasqueira
As maiores vantagens da churrasqueira elétrica são sua praticidade e versatilidade, além de fazer bem menos fumaça que aquela alimentada por carvão. Sua desvantagem fica com o alto consumo de energia envolvido. Já o modelo à gás possui vantagens semelhantes, porém exige a presença de uma tubulação específica no seu imóvel.

Caso você não possua muito espaço, não precisa abrir mão do churrasquinho! Para isso, você pode investir em um grill ou em um aparelho portátil (já ouviu falar da churrasqueira ecológica?), o que te ajuda até mesmo na hora de fazer a limpeza, já que as grelhas geralmente são removíveis.

5 - Boas práticas
Uma última dica para este momento é: como a fumaça se dissipa rapidamente e o seu desafio é justamente evitar que ela incomode os vizinhos, lembre-se de que quanto mais gordura tiver a carne, mais fumaça ela faz. Sendo assim, legumes e bifes de fraldinha e são boas opções.

E para completar, não se esqueça de que jogar água no carvão para controlar o fogo é uma péssima prática, pois isso torna a fumaça tóxica. Ao invés disso, utilize cinzas de churrascos anteriores ou areia e tenha um momento saudável.


Voltar Notícias