Blog da CNA Spitaletti

7 maneiras de usar o vinagre na limpeza da sua casa

21/12/2017Dicas
Voltar Notícias

Você acredita em produtos milagrosos? Só quem possui o hábito de limpar a casa sabe o trabalho que dá precisar de um produto diferente para cada parte de cada cômodo. Um para o piso, um para o vidro, um para os móveis, um para a pia... quanto gasto, né? Mas existe um simples produto na sua cozinha que pode fazer tudo isso e muito mais: apresentamos a você o vinagre.

Por que o vinagre é tão famoso?
Este composto possui propriedades desinfetantes e desengordurantes, devido a alta quantidade de ácido acético em sua composição. É, ainda, uma solução totalmente natural e que não oferece riscos tóxicos. Como é um produto barato, ainda te ajuda a economizar nos gastos com produtos químicos específicos.

A versatilidade é a palavra-chave para a ação do vinagre, já que ele pode ser utilizado para limpar quase tudo, sendo então um produto coringa que não pode faltar na sua casa. Mas o que exatamente o vinagre pode fazer? Bom, vamos lá: ele é eficaz na limpeza de vidro, carpete, rejuntes, espelhos, pisos, ralos e tira manchas, além de evitar a proliferação de mofo no banheiro, a invasão de formigas quando borrifado em qualquer pequena entrada da casa, e ajuda também a remover resíduos de cola.

Quais as exceções para o uso?
Mas como nem tudo são flores, o seu uso também possui algumas restrições. O vinagre não é apropriado para revestimentos de verniz, cera, couro, madeira maciça e superfícies de mármore e granito, além de não conseguir remover manchas de vinho, sorvete, sangue e tinta.

Porém não é qualquer tipo de vinagre que te dá todo esse resultado. Os melhores são o de maçã e o branco 100% puro, pois estes não possuem corantes nem aromas de frutas. São inclusive geralmente utilizados diluídos em água, devido ao forte cheiro que exalam.

Confira uma lista com 7 maneiras (de muitas!) de utilizar o vinagre na limpeza da sua casa:

1 - Limpeza de guarda-roupa: passar um pano úmido com água e vinagre após tirar o pó (com as roupas fora do armário), e aguardar a secagem completa para guardar os pertences novamente.

2 - Gordura no fogão: retirar o excesso com papel absorvente e jogar vinagre por 15 minutos, esfregando depois com sabão na parte amarela da esponja.

3 - Manchas no tapete: utilizar medidas iguais de vinagre, água morna e uma pitada de bicarbonato, escovando após 10 minutos de espera.

4 - Limpeza de vidros: borrifar uma mistura de 2 colheres de sopa em 2 litros de água morna, secando com um pano.

5 - Manchas de suor na roupa: deixe agir sobre as manchas por 15 minutos uma pasta de vinagre e bicarbonato de sódio, lavando a peça completamente depois.

6 - Alimentos grudados no fundo da panela: colocar a panela para ferver com água e 4 colheres de vinagre, e depois de esfriada lavar novamente.

7 - Limpeza de tênis: passar nos sapatos uma mistura de vinagre com detergente neutro e retirar com um pano úmido após alguns minutos.

Agora ficou fácil fazer a limpeza doméstica, né?


Voltar Notícias