Blog da CNA Spitaletti

5 dicas para sobreviver ao morar na casa em obras

09/01/2018Dicas
Voltar Notícias

Acabou de comprar o imóvel ou decidiu reforma-lo? Estar morando dentro da casa num momento desses, seja por não haver outro lugar para ficar durante as obras ou até mesmo por querer acompanhar as alterações de perto, acaba não sendo algo muito agradável, já que a sujeira excessiva, o barulho e a bagunça são fatores que incomodam muita gente. Mas como conseguir sobreviver neste caos?

1 – Planejar é tudo
Antes de qualquer coisa, você deve planejar bem como será o processo de reforma: quanto tempo levará, quais serviços serão necessários, quais os materiais exigidos para o trabalho acontecer, etc. Lembre-se que sua rotina deve encaixar-se na nova rotina da sua casa e das pessoas que a frequentarão.

Por isso, não deixe de combinar com os funcionários os melhores horários para a realização da reforma, bem como evitar que dois serviços diferentes sejam agendados para o mesmo dia, pois isso provavelmente atrapalhará a execução de ambos.

2 – Esteja preparado
Atente-se às entregas que serão realizadas na sua casa – se estão dentro do prazo imposto pela loja, se os itens vieram em quantidade correta, entre outras coisas. Você deve, ainda, estar preparado para imprevistos, como atrasos, retrabalhos e estouros de custos, pois eles acontecem mesmo com um bom planejamento. Procure guardar em torno de 5% a mais do que o total do orçamento definido anteriormente.

3 – Sujeira? Socorro!
A sujeira é uma das piores partes da reforma, visto que ela se espalha pela casa inteira e extingui-la acaba sendo um trabalho à parte. Portanto, exija dos prestadores de serviço contratados uma limpeza diária após o expediente. Além disso, tente sempre ter um bom relacionamento com quem está trabalhando na sua casa, o que é essencial para manter um ambiente de convívio agradável.

4 – Cuidar para manter
Tome cuidado com os seus pertences! Os objetos pequenos devem ser embalados para não se perderem ou danificarem no meio da bagunça. Já os móveis e eletrodomésticos maiores precisam ser guardados num ambiente seguro, ou serem forrados com papelão, plástico bolha e/ou lençóis para que a poeira ou manchas de tinta não os atinjam.

5 – Caminhos mais fáceis
Outras dicas para você diminuir o transtorno da reforma: para que a poeira não se espalhe para outras partes da casa, uma boa ideia é fechar bem as portas e cobrir os vãos com panos úmidos. E se você quiser fugir também da sujeira de pinturas, por que não investir na praticidade dos papéis de parede?

Aprendeu como evitar o estresse da reforma? Você pode ler mais sobre o assunto aqui, assim como também conferir quais as vantagens de comprar um imóvel na planta, uma solução para você que precisa de tempo para planejar adequadamente as etapas da sua mudança (de casa e de vida!).


Voltar Notícias